segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O NOSSO PRIMEIRO MOMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

  O nosso primeiro momento do projeto de intervenção ocorreu no dia 10 de novembro de 2011, momento este em que foi realizado algumas oficinas e uma roda de conversa, assim como segue abaixo:

  •  RODA DE CONVERSA: A Participação da Comunidade na Gestão Escolar: um Processo Político e Pedagógico na Construção de uma Sociedade Democrática, com o Professor Mestre Tiago Leandro da Cruz Neto, em que um dos pontos principais de sua discussão foi a importância da presença da comunidade escolar junto com a escola, no que se refere as questões que envolve todos os segmentos e suas funções para a melhoria da vida escolar e social, em que gestores, coordenadores, professores e o conselho da escola estavam presentes de maneira participativa da roda de conversa.

  • OFICINAS: Algumas oficinas foram ministradas em paralelo a roda de conversa com os funcionários, pensando justamente na ocupação dos alunos, visto que estavam sem aulas didáticas. Assim, tivemos a preocupação em trabalhar temas que desse a possibilidade aos alunos de vivenciar aspectos de sua realidade, suas dúvidas, suas dificuldades, em fim de suas principais demandas. Segue abaixo então as oficinas: 



1. Direitos e deveres dos trabalhadores: Nesta oficina ministrada por  Roxana Oliveira Cavalcanti, com o apóio das estagiárias Lilian e Karine, priorizou os direitos e os deveres focando no âmbito profissional dos alunos. 




2. Trabalhando com a leitura: Nesta oficina ministrada pelas estagiárias Juliana e Gabriella, foi enfatizado a ultilidade da leitura, as formas que podem ser usadas com os diversos gêneros textuais, relatando sempre a função social que desempenha no dia-a-dia do individuo. Além disso, foi trabalhado o poema de "Cora Coralina"-Das pedras, abordando sua biografia e os conhecimentos prévios dos alunos, a elaboração de cartas entre os alunos e sua socialização, estimulando os alunos a ter o prazer da leitura e formular uma visão positiva do ato de ler.



3. Elaboração de currículos: Nesta oficina ministrada pelas estagiárias Luysla e Keli sobre a elaboração do currículo, foi apresentado aos alunos o conceito, as formas de elaborar, alguns pontos positivos e negativos do curriculo durante sua elaboração. Em um segundo momento, foi feita uma dinâmica com os alunos com alguns materiais para que tivessem a possibilidade de expor sobre o próprio currículo, o mercado de trabalho e sua realidade.



    Diante dessa nossa primeira experiência, do nosso primeiro contato com o projeto em prática, percebemos o quanto é importante a integralização dos grupos envolvidos nesse processo, em que pudemos observar a satisfação de todos os segmentos, gestores, professores, alunos, e dos demais funcionários.


   Vale ressaltar também, a participação de todos seguindo o cronograma que foi exposto para a escola, o envolvimento e as opiniões de forma positiva de todos os grupos. Neste sentido, podemos destacar que podemos relacionar e ao mesmo tempo articular a teoria e a prática presente a todo momento no processo de ensino e aprendizagem. Haja vista, como dizia PAULO FREIRE que " Não existe algo mais sublime do que ensinar e aprender".
   Por fim, temos a ousadia de afirmar que o primeiro momento foi de grande satisfação e realização para os grupos de estagiárias, mesmo com algumas dificuldades, mas durante todo o nossa primeira interação nos sentimos com a certeza de dever cumprido para aquele momento. Acreditamos que a participação, o trabalho em grupo, a articulação, as discussões e vivenciar em seguida este momento nos fez acreditar ainda mais numa prática pedagógica mais participativa e que realmente acredita na contribuição dos estagiários, e que isso faz parte da nossa construção como profissionais da educação, seja qual for nossa área de atuação.

E até o nosso segundo momento....:D





Um comentário:

  1. Queridas, legal o relato... perguntas que devem nortear a reflexão: o que essa experiência contribui para repensar a gestão escolar? O que isso tem relação com o estágio de vocês, nesta escola? Quais são os desafios para formação de vocês, em se tratando da temática gestão educacional?? Um abraço e, de novo, revejam e revisem...

    ResponderExcluir