segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Nosso último Momento de Intervenção

                  
              O terceiro momento do nosso Projeto de Intervenção ocorreu no dia 01 de dezembro de 2011, na escola do nosso Estagio Supervisionado I, da mesma forma dos outros dois momentos anteriores, visto que melhoramos alguns aspectos, no sentido de obtermos maiores resultados positivos.  Entre os aspectos melhorados estão: a inclusão de mais profissionais para ministrar as oficinas para os alunos e um maior tempo de roda de conversas com os professores.

            Para esse momento convidamos a Professora da Universidade Federal de Alagoas, Georgia Sobreira dos Santos Cêa que ministrou a roda de conversas com os professores e gestores da Instituição estudada com o seguinte tema: Regimento Escolar. A discussão ocorreu de forma satisfatória, visto que, o Regimento é decorrente da reflexão da escola sobre si mesma, foram esclarecidas algumas dúvidas do grupo presente. No início da roda de conversas a palestrante propôs que cada pessoa participante da discussão colocasse num papel uma pergunta sobre o tema proposto, e ao final da roda formam lidas as questões que cada um colocou, as quais foram respondidas ao longo da conversa.
            Para os alunos oferecemos os seguintes temas com os seguintes convidados: Ação Informativa sobre Hipertensão Arterial e Diabetes com Allyelsson Edmar Vieira Teles; Marianna Thays Silva Tavares; Julio Gabriel Cavalcanti e Núbia da Silva Medeiros, Segurança do Trabalho com Patrícia Silva, Economia Solidária com Gearlanza Alves Galdino e   Leitura e Produção Textual com Vanessa Moura.
            Durante todo esse tempo de Estágio, adquirimos algumas reflexões e aprendizagens, entre estas destacamos, de como um trabalho de gestão participativa tem possibilidades de garantir resultados satisfatórios para o desenvolvimento do seu alunado, uma gestão que valoriza a participação da comunidade escolar no processo da tomada de decisão referente ao planejamento de ensino e acompanhamento das atividades propostas, assim  consideramos o quanto é importante construir um ambiente coletivo de aprendizagens participativas, de troca de experiências, visando a  melhoria do trabalho escolar.

          De fato, esta experiência contribuiu para a nossa formação profissional como educadoras em termos de gestão educacional, já que a gestão tem papel  fundamental  para o desenvolvimento dos processos educativos,quando realizada de forma democrática, com a participação da comunidade em todas as fases, que vão do planejamento, execução, acompanhamento e até a avaliação.

            Agradecemos mais uma vez a todos que contribuíram para execução deste nosso último momento de intervenção na escola, estamos felizes por mais esse passo na nossa formação acadêmica.
            Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário