domingo, 9 de outubro de 2011

Entrevista com a coordenadora da EJA

Ao longo do período de caracterização da escola estudada, pudemos conhecer um pouco acerca da rotina, forma de organização, sua estrutura física, onde conversamos com a equipe gestora, professores e alunos, a fim de coletar dados que poderiam viabilizar a construção de informações para o nosso projeto de intervenção, sempre contando com a presença e o apoio da nossa supervisora de estágio em gestão.
Na entrevista que tivemos com a coordenadora da EJA, formada em Pedagogia esta, nos relatou  um pouco sobre esta modalidade, os  grandes desafios e impasses que enfrentam no exercício do trabalho, da proposta pedagógica da EJA, estes dados nos forneceu elementos primordiais para compreendermos um pouca mais acerca da realidade da instituição em estudo.  
De acordo com a coordenadora da EJA a proposta pedagógica é orientada segundo o regimento da SEMED,  sendo organizada a modalidade EJA em três fases, que  agregam os alunos de acordo com a comprovação de estudos anteriores e do desempenho de classificação.  Já as disciplinas trabalhadas na EJA são divididas em áreas de português, matemática, tecnologia, ciências humanas.
Quanto à formação continuada a coordenadora nos afirmou que os encontros de formação continuada acontecem com freqüência quinzenal, mas nem todo os professores participam desta formação promovida pela SEMED, por conta de ser realizado em outros espaço.
Outro desafio identificado, diz respeitos ao procedimento metodológico de aula para a EJA, pois acredita que esta modalidade necessita de uma trabalho adequada ao perfil do alunos. Tendo em vista que a escola não é o único meio de acesso ao saber, os alunos já trazem conhecimento construído no seu contexto social sendo preciso  levar em conta a realidade e especificidades desses alunados.
Quanto aos avanços percebemos a satisfação dela, referente aos recursos disponíveis para educação da EJA, pois  possui um  bom acervo de livros específicos voltada para esta modalidade,  é ofertado  três sala de aula no horário noturno com três professores disponível, possuindo ainda recursos pedagógicos para o trabalho educativo, como laboratório de informática com monitores, sala de leitura, desenvolve ainda um  projeto de acompanhamento voltados aos  alunos que apresentam  deficiências de leitura, boa estrutura física que  contribui com o bom funcionamento das aulas.  
 Ao final da entrevista, perguntamos uma sugestão que poderia ser pensada para  intervenção ela falou da necessidade de realizar um  planejamento participativo, que envolvesse toda a comunidade escolar.

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