quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Relatos dos membros da Instituição

No dia 26 de setembro tivemos a oportunidade de conversar com a Diretora,formada em Pedagogia, a qual nos relatou um pouco sobre o perfil da comunidade em que a escola esta inserida, e nos diz que a comunidade não tem nada a ver com a escola, visto que a escola surgiu a partir de uma comunidade de pescadores, para atender aos filhos desses pescadores. A Ponta Verde há 45 anos era só manguezal, existiam só vilarejos... mas a comunidade foi crescendo e os poderosos foram tomando conta da comunidade, e na verdade começaram a não entender o por que da existência da escola, pois com certeza não seria para atender a comunidade local, muitos são os protestos, baixo assinados para retirar a escola da comunidade, as pessoas que vivem na localidade não querem conviver com a pobreza por perto.
A gestora também nos falou que a SEMED dar toda uma formação para os membros da instituição, sendo patrocinado pelo MEC. Quanto à gestão educacional ela nos fala da importância de passar por todas as fases, de professor a diretor, e nos fala que ainda pretende ser inspetora.  Em relação a modalidade EJA ofertada pela Escola Orlando Araújo, que é o estamos analisando, a diretora nos fala que deveria existir na escola uma forma dos alunos continuarem EJA, ou seja, nos fala que a escola deixa a desejar neste sentido, pois só é oferecido um único segmento de 1ª a 3ª fase, e daí os alunos já devem passar para o fundamental, e muitos alunos falam da dificuldade que enfrentam, pela variedade de professores e quantidade de matérias.
Ao final de nossa conversa muito agradável, a gestora nos fala que já vai se aposentar, mas que pretende dar continuidade a sua formação, pretendendo terminar seu curso de psicologia no qual parou no 5º período.

Perfil dos alunos da EJA

Durante uma conversa realizada com 03 estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), conhecemos a história educacional e o contexto da vida das estudantes, que revelam um pouco da sua visão frente ao contexto social na qual estão inseridas.
Iniciamos nossa entrevista perguntando qual a razão ou motivo levaram a retornar para a escola? E as respostas coincidem, elas comentam que retornaram para escola por que querem aprender a ler e a escrever, para auxiliá-la na vida cotidiana.
Outra questão interessante que vale destacar, refere-se à condição de vida precária, que fizeram com que as estudantes desistissem de estudar... Outros fatores que desmotivaram o interesse pela continuidade dos estudos, segundo as entrevistadas foram: - Iniciação ao trabalho precoce, casamento na adolescência, desinteresse da mãe em matricular os filhos na escola, falta de condições financeiras... etc.

Um comentário:

  1. Oi queridas! Realmente, eu não estava seguindo...agora está tudo resolvido...risos...até amanhã...ótimo texto! Abraços!

    ResponderExcluir